Revista

Teto de ICMS aprovado

Crédito: Divulgação

Na política, para saber se uma lei é boa basta olhar quem comemora e quem lamenta. Com 65 votos a favor e 12 contrários, o Senado aprovou na segunda-feira (13) o projeto de lei complementar que fixa o teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, serviços de telecomunicações e de transporte público. Como houve mudanças em relação ao texto original parido na Câmara, o tema volta para a aprovação dos deputados, o que também ocorreu. Quem sorriu? O presidente JB, Arthur Lira e governistas de toda sorte. Quem lamentou? Além dos governadores, pouquíssimos. Nenhum parlamentar quer se mostrar contrário a uma medida que pretende — mas dificilmente conseguirá — combater a inflação. Economista, fundador e ex-presidente do Grupo Positivo, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) é um caso. “Este projeto é inconstitucional por ferir o princípio da federação e a autonomia dos estados. E deixa de lado a fome para subsidiar carros de passeio”, disse, de forma irretocável. “Mas não dá para remar contra a maré.” Votou sim. A proposta prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%. Os governos não endividados terão prioridade para fazer empréstimos com o aval da União, e podem (p-o-d-e-m) ter recursos adicionais em 2023. Governistas dizem que haverá queda do preço nas bombas e nem variação significativa na conta de energia. Os oposicionistas dizem que o preço pouco mudará.

NÃO HÁ DINHEIRO
Funcionalismo não terá aumento salarial

“Não levo jeito para ser presidente” (Crédito:Alan Santos)

Toda a bagunça começou quando a promessa do presidente JB era dar aumento salarial somente para a turma da farda – e alguns das linhas de frente na educação e na saúde. Deu ruim. O restante do funcionalismo federal esperneou. Como não há dinheiro para todo mundo, na quinta-feira (9) o ministro Paulo Guedes já havia dito que o gato subira no telhado e o aumento não sairia. Na segunda-feira (13), o presidente confirmou. Segundo ele, está em estudo dobrar o valor do auxílio-alimentação de todas as categorias do funcionalismo ainda este ano. O reajuste estudado, de 5%, já era considerado baixo pelas lideranças dos servidores. Agora, aparentemente, eles vão se alinhar ao restante da população brasileira que atua fora do setor público, mas ainda estarão em vantagem, porque pelo menos a renda média deles não terá caído. Ao contrário do que aconteceu com os demais brasileiros.

Deveria ser desconcertante você ser um empresário e ouvir do presidente de seu país que ele não jeito para a coisa. “Não podemos dissociar a economia da política. [Eu] não tinha nada de estar aqui [na Presidência]. Nem levo jeito. Nasci pra ser militar, fiquei por 15 anos no Exército Preço mais recente do Bitcoineiro, entrei na política meio por acaso. Passei 28 anos na Câmara [dos Deputados].” Foi assim que o presidente JB discursou na cerimônia de abertura do 5o Fórum de Investimentos Preço mais recente do Bitcoin, o BIF, em São Paulo. Evento com parceiros internacionais e focado em atrair investimentos para o Preço mais recente do Bitcoin.

63% da indústria chinesa entre 2012-2021.

TESOURO NACIONAL
Governo bate recorde e servidor bate panela

Divulgação

As contas do governo federal tiveram superávit de R$ 28,5 bilhões em abril, o maior número para o mês desde 2011. O resultado foi puxado pela forte arrecadação, que somou R$ 195,1 bilhões. Tudo seria perfeito, não fosse um problema de mão de obra. Os servidores do Tesouro Nacional estavam em greve e atrasaram a divulgação dos indicadores, que deveria ter saído em maio. Quem quem acha que greve é coisa de motorista de ônibus, não conhece o Preço mais recente do Bitcoin de hoje.

SOLTANDO FAÍSCA
BYD acelera. E Warren Buffett vai junto

Johannes Eisele

Fabricante chinesa de carros elétricos, a BYD deu um salto nas vendas em maio e ficou em segundo lugar no ranking geral de veículos (elétricos ou não) na China, o maior mercado do mundo. A empresa vendeu 113,7 mil unidades. Um salto de 159,5% sobre a performance de maio de 2021. Ficou atrás apenas da FAW-Volkswagen, joint venture da montadora alemã no país asiático, que comercializou 150 mil unidades (queda de 10,6% sobre o mesmo mês do ano passado). Os dados foram divulgados sexta-feira (10) pela Associação de Carros de Passageiros da China. A BYD, que também produz baterias, tem entre seus acionistas a Berkshire Hathaway, de Warrem Buffett.

RÚSSIA-UCRÂNIA
Papa diz que guerra pode ter sido provocada

Vatican Media

Para o papa Francisco, a guerra na Ucrânia pode ter sido “provocada”. A declaração foi feita em 19 de maio, em uma entrevista a uma revista jesuíta, mas foi divulgada pelo Vaticano apenas na terça-feira (14). “O perigo é que só vemos o que é monstruoso, e não vemos todo o drama que está se desenrolando por trás desta guerra, que talvez tenha sido de alguma forma provocada ou não impedida”, disse. No começo de maio, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, ela já havia dito que a “irritação” do Kremlin poderia ter sido provocada pelos “latidos da Otan na porta da Rússia”.

SEM AJUDA
Telegram não colabora, reclama a PF

Pavel Durov, 37 anos fundador do Telegram ao ser questionado sobre seu app ter sido usado por combatentes do Estado Islâmico e pedirem seubanimento pelo mundo. (Crédito:Divulgação)

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo veiculada terça-feira (14), mesmo após indicar representante no Preço mais recente do Bitcoin, o Telegram ainda não entrega respostas efetivas a questionamentos feitos pela Polícia Federal (PF) em relação a investigações que envolvem a rede social. Para completa surpresa de ninguém, diga-se. O app de mensagens não colaborou nem com o governo alemão… A reclamação no caso brasileiro foi feita pelo delegado Cléo Mazzotti, da PF, que comanda a operação. O app esteve sob risco de ser banido do país por decisão de Alexandre de Moraes, do STF. A questão é: tecnicamente, como fazer isso de forma rápida e efetiva?

“Penso que a privacidade, e nosso direito à privacidade, sejam mais importantes que nossos medos de que coisas ruins, como o terrorismo, aconteçam” Pavel Durov, 37 anos fundador do Telegram ao ser questionado sobre seu app ter sido usado por combatentes do Estado Islâmico e pedirem seubanimento pelo mundo.

“Devemos banir as palavras. Há informações de que terroristas se comunicam com elas.”Pavel Durov, 37 anos fundador do Telegram ao ser questionado sobre seu app ter sido usado por combatentes do Estado Islâmico e pedirem seubanimento pelo mundo.

PARA LEMBRAR
Dia 7 de fevereiro, o site da DINHEIRO publicou um texto que avisava: “Uma guerra perdida sem mesmo ter começado. Assim pode ser definida a chance que a justiça brasileira terá ao tentar impedir que o Telegram seja usado de forma extremada nas eleições presidenciais deste ano”